Jogos Cancelados

Olá para todo mundo.
Este post tem como objetivo,dar uma geral nesse quadro,apresentando vários games que foram cancelados.
Então,mãos a obra.


STAR FOX 2 - SNES

Este game seria a sequência do aclamado jogo Star Fox,lançado para o Snes.Era impossível o game não ficar muito bom.
São inúmeros fatores que o estavam deixando à nível do seu antecessor.
Mas...
O N64 estava prestes a ser anunciado,então o projeto acabou passando para o console da nova geração - além do mais,a Nintendo pensou que o jogo poderia ter ficado ultrapassado,comparado aos novos games 3D.O fato é que,o jogo tinha qualidade de sobra pra estrear no SNES.E isso não quer dizer que não podemos jogá-lo.Para mais informações,clique aqui ou aqui.
Por fim,Star Fox 2 acabou sendo cancelado,e teve grande parte de suas características usadas em Star Fox 64,que deixou somente as transformações da nave e alguns outros elementos de fora.


Comanche - SNES
Este game utilizaria o tão pouco usado chip Super FX2.
Foi exibido na feira CES de 1995 (a mesma feira que mostraram Star Fox 2).
O game tinha gráficos supreendentes,era imersivo para seu tempo,e realista.Sobre a jogabilidade eu não sei bem,mas parece que seria uma espécie de Turn and Burn,só que com helicópteros (nunca ouviu falar em Turn and Burn? Pesquise!).
Veja você mesmo:
Acredita que eles até chegaram a anuncia-lo?
Infelizmente não chegaram a lançar e nem temos uma rom disponível.


Rayman - SNES
O primeiro Rayman,lançado para Playstation e Sega Saturn,é um jogo muito bonito,que usa cores vibrantes.É um jogo mediano,um jogo de plataforma básico.Mas o que poucos imaginavam,era que ele estava sendo feito,primeiramente,para o Super Nintendo.Seria possível jogar com 2 jogadores,e arte do jogo era ligeiramente diferente.O Rayman tinha uma barriguinha,e os cenários eram um pouco escuros.Seria interessantíssimo ver este jogo rodando no Super Nintendo (e até jogar).Entretanto,perto do fim de sua conclusão,o jogo foi cancelado pela chegada do Playstation e Saturn,e suas mudanças na mídia dos consoles,substituído os CDs pelos cartuchos,e com isso,teriam muito mais espaço e facilidade para desenvolver o jogo.O que ficou para trás foi o modo co-op,que não foi incluído na versão final.


FX Fighter - SNES
Seria um jogo de luta lançado para o SNES. FX Fighter estava sendo feito com o chip Super Fx,pela Argonaut Software - desenvolvedora de Star Fox - que já demonstrava que sabia usar o tão poderoso chip muito bem. Basicamente,seria uma espécie de Virtua Fighter,mas para o SNES,só que mais lento.Com a chegada dos consoles 32 bits,os produtores viram que ele seria ignorado,por conta que esses novos conosoles estavam demonstrando um poder imenso para produzir polígonos. Por isso o cancelaram.Seria muito interessante ver um game de luta 3D rodando no SNES.Ainda mais esse,que estava sendo feito pelos caras da Argonaut,que acertaram na mosca com Star Fox.
Mas infelizmente,não há nem um vídeo disponível.Contente-se com as imagens. 

 
Akira - SNES/Genesis/Game Gear/Sega CD
Se você é fã de mangás,provavelmente já deve ter ouvido falar sobre Akira. Se você gosta de filmes de animação,também.E não só o mangá,mas também o filme,são clássicos absolutos (embora eu nunca tenha assistido). O que provavelmente poucos sabiam,é que um jogo sairia para o SNES,Mega Drive,Game Gear,e Sega CD também,sendo que todas essas seriam diferentes.As imagens mostram que possivelmente,seria um game de aventura e ação,e em partes,você usaria a moto (sim,AQUELA moto).
Infelizmente,só temos uma screenshot da versão de SNES (existe uma screenshot numa revista que alega ser a versão de SNES,mas na verdade é do Genesis/Mega Drive):
Aparentemente,o jogo estava ficando bom (pelo menos na versão de Mega Drive e Snes),e seria uma boa alternativa,ou extra,para quem havia/não havia assistido o filme ou lido o mangá. O dono do site Hardcore Gaming 101,conseguiu arrancar uma entrevista com um dos caras que estavam desenvolvendo este jogo.Aqui vai o link para a entrevista: http://www.hardcoregaming101.net/akira/jimgregory.htm
Para a infelicidade dos fãs do mangá (e do filme),além dos gamers,o game foi cancelado,e não existe sequer uma rom ou até um vídeo do jogo. Deixo aqui mais algumas imagens: 


Como eu já disse ali em cima,existia uma screenshot que parecia ser de SNES,mas não era.E a foto é esta.Neste trecho,a visão fica em primeira pessoa (achei isso bem interessante).A versão na verdade é de Genesis (esta informação foi tirada do excelente site HardcoreGaming101).

 Outra screenshot da versão de Genesis completamente diferente das outras. Pelo que vimos,o jogo teria vários tipos de mecânicas de jogabilidade.



 Ninja Gaiden - Genesis
Se você parou para pensar,nenhum jogo desta série foi lançado para o Genesis (ou Mega Drive).
O motivo disso?
Eu não sei.
O que eu sei é que Ninja Gaiden seria um jogo de beat'em up.
Muitos não devem saber que a série teve um jogo do mesmo estilo lançado para os Arcades.
Sim,este é o Ninja Gaiden lançado para os Arcades,em 1988.
Aliás,é o primeiro jogo da série.
Este seria teoricamente inspirado no jogo de Arcade.Mas o jogo só se assemelha mesmo no gênero,e em alguns inimigos e cenários,porque de resto,tudo seria diferente.
E este é o Ninja Gaiden de Mega Drive.Este carinha de vermelho é claramente o mesmo inimigo da imagem de cima.
Quem estava fazendo este jogo era a Sega,e não a criadora da série.
Foi cancelado,porque estava ficando uma porcaria tremenda.Jogabilidade tosca,com uma move set (lista de movimentos) minúscula,gráficos ultrapassados para um jogo de 92,tudo ruim.
Sabia que no jogo você só pode andar na diagonal?
Isto é simplesmente ridículo!
Poderia ser um dos piores jogos beat'em up para o Genesis,e mancharia a imagem da série,que praticamente só tinha jogos espetaculares até certa época.
Mas pode ser jogado,pois a versão beta do jogo vazou na internet.Disponibilizarei aqui a rom do jogo.Já vou logo avisando : o jogo é ruim demais mesmo.Ah,e tem vários bugs,pois é uma versão protótipo.Bem...lá vai:



Sonic The Hedgehog - Genesis
Um jogo do Sonic,baseado no desenho animado (da ABC) estava a ser produzido para o Genesis.Ao que tudo indica,o jogo seria um side-scroller.Mas só que o Sonic aparentava ser bem lento,porém,tinha mais habilidades e a possibilidade de se movimentar em ambientes pseudo 3D.
Pelo (único) vídeo do jogo,podemos chegar a conclusão de que o jogo seria fraco,e esquisito,pois não combina nada com Sonic.
Aí vai o vídeo:
Ainda bem que foi cancelado,o jogo tava muito lento e enjoativo,mesmo que fosse só um conceito,teriam que começar tudo do 0 porque este conceito era de baixa qualidade.
É só isso,o jogo não tem quase nenhuma informação,até no Unseen64 não tinha nada falando sobre ele.
Coloquei só para ficar como curiosidade mesmo.


Shenmue - Sega Saturn
Shenmue é um jogo que me faz ter vontade de comprar um DreamCast só para joga-lo.
Tem motivo:
É um adventure fantástico,que usou excelentemente os tão conhecidos QTEs,que se tornaram frequentes ao longo dos anos,e atualmente são usados abusivamente em vários jogos,infelizmente (alguns exemplos : Asura's Wrath,Tomb Raider Reboot).

Este é o Shenmue original.Cada vez que vejo uma imagem,tenho mais vontade de comprar um DC pra jogar esta pérola.

Pois bem,resumindo a história,Shenmue inicialmente foi programado para o Sega Saturn.
A Sega mostrou uma Tech Demo que impressionou e ainda impressiona muitos.Quer saber porque?
Este console (Saturn) era uma bagunça pra se mexer,e até hoje acho que ninguém conseguiu extrair o seu limite.Um dos motivos dessa bagunça,era que o console utilizava (prepare-se)...OITO PROCESSADORES!!!

Tenho que admitir que ri muito quando vi isso.
Mas enfim,era complicado desenvolver jogos para o Saturn,e como eu já disse,ninguém conseguiu mostrar um jogo que extraísse toda a sua capacidade.
Porém,Shenmue poderia ser o único jogo a realizar este feito.
A Tech Demo apresentava gráficos inacreditáveis para um Saturn,as animações,as texturas,os polígonos,tudo fazia,e me fez ficar,de queixo caído,tanto que soltei até um "não é possível...o Saturn não rodaria isto".
Acredito que a Sega fez a melhor escolha,por ter lançado Shenmue para o DreamCast,mas seria legal se existisse uma rom do jogo para testarmos.


Mother 3 - Nintendo 64

Mother é uma série que é amada pelos seus fãs,mas que muitas pessoas ainda precisam conhecer.
Os jogos te emocionam,te fazem rir,te divertem,talvez como nenhum outro jogo de RPG.
É uma série única.
Mother 3 : The Fall King Pig,ou Earthbound 64,seria inicialmente lançado para o N64.
Como a Nintendo estava planejando um acessório para o 64 chamado "64DD",que ficava acoplado na parte inferior do N64 (transformando ele num trambolho) e possibilitava coisas interessantes,tipo jogar de dia,de tarde,ou de noite,de acordo com o tempo real,jogar multiplayer online,além de melhorar a performance do videogame,aumentar a capacidade de armazenamento.

O jogo seria totalmente em 3D,batalhas com animações suaves,caminhos diferentes para se escolher para finaliza-lo.Graficamente falando,era muito bom,os polígonos e as texturas eram boas,o design também,tava uma beleza.

Tudo parecia um mar de rosas : os fãs estavam muito ansiosos,e o jogo aparentava ser tão bom quanto os outros jogos da série.Mas o desenvolvimento de Mother 3 estava andando lentamente,pois o acessório (64DD) era difícil de se trabalhar,e os desenvolvedores estavam tendo dificuldades com os gráficos em 3D.
Sendo assim,o jogo foi adiado diversas vezes.

"Please Insert Disk in this Trambolho"

Com o tempo passando,a Nintendo percebeu que ninguém se interessou no acessório,estava sendo um fracasso,então decidiram que seria melhor cancelar de uma vez por todas.
O jogo então voltava a ser do N64,portanto,tiveram que mudar várias e várias coisas para adapta-lo ao console.
Os anos foram passando,e o N64 estava saindo de linha,tendo um dos seus últimos anos de vida,e ainda Mother 3 não havia sido lançado.Lembrando que o sucessor do 64,o  Game Cube,estava começando a aparecer.
E no ano 2000,cancelaram o game,mesmo com inúmeros fãs criando um inferno para eles não fazerem isto (e eu entendo o motivo de terem feito isso).
Engraçado que o jogo estava cerca 60% pronto,mas os desenvolvedores viram que não daria certo lançar para o N64.
Comparação feita entre a versão de N64 e a versão de GBA.

No fim,Mother 3 foi lançado para GBA,e pode ter sido a melhor escolha,até porque deu mais tempo ao genial Shigesato Itoi pensar em como o jogo realmente seria,e aos outros que estavam desenvolvendo,embora o jogo tenha ficado parecido (só parecido mesmo) com a versão de 64.
Mas há muitas coisas interessantes que a versão final deixou de lado:
  • Flint poderia ser o Ness,só que,obviamente,velho.Este foi um rumor que não foi confirmado por Shigesato Itoi,pois ele disse que dependeria da imaginação de cada jogador;
  • Lucas teria voz (de algum ator que eu não sei quem é) na versão de 64;
  • O enredo teria aproximadamente 10 personagens principais,entretanto,não se sabe ao certo se eles seriam jogáveis;
  • Os personagens teriam várias habilidades,como pular e dar um ataque spin;
  • Os designers queriam fazer uma experiência unificada para cada jogador.Um exemplo que eles deram foi que você poderia plantar sementes para criar uma árvore,e assim você poderia passar por algum obstáculo,ou poderia procurar por um outro caminho.Conclusão? O jogo teria múltiplos caminhos e maneiras de jogar.Outro exemplo que mostraram foi que o jogador poderia deixar comida no chão para os monstros esfomeados serem atraídos;
  • O sistema de batalha teria uma mecânica de timing,em que você tinha que apertar os botões na hora certa.Eles utilizaram uma "vara 3D" para que os jogadores pudessem tocar,como um acorde de guitarra;
  • O jogo teria uma história que ia se desenrolando em 10 anos,e assim,os personagens mudavam,especialmente os principais;
  • Ele teria cerca de 40 - 60 horas,e seria divido em 12 capítulos.Uma das partes dos dois primeiros capítulos,seria que um pai de 40 anos de idade desapareceu misteriosamente durante os eventos do game.A temática seria fantasia,medieval e futurística,com um foco maior no velho oeste,e no personagem Flint.
  • Estranhamente,Ness apareceria no game,mas não se sabe qual papel ele encarregaria.
Viram?
Talvez se Mother 3/Earthbound 64 tivesse saído,seria um dos melhores jogos do 64,e com certeza seria um dos melhores RPGs do console.
Foi até bastante elogiado pela IGN,num trecho que mostrava uma sequência num carrinho de mina.
E eu agradeço por pelo menos,ter um vídeo mostrando partes do jogo.Caso uma rom jogável aparecesse,eu iria adorar experimentar.

Esta foi a minha postagem sobre jogos cancelados.Infelizmente,muitos projetos bons foram derrubados,para vários consoles,mas também vimos que alguns seguiram o melhor caminho,por serem projetos de baixa qualidade.
É claro que deixei de falar sobre muitos outros jogos que não viram a luz do dia,mas não precisa de ficar com raiva por causa disso.E também faltou falar de muitos outros,porque quis que sobrassem jogos para que os outros redatores fizessem uma postagem.
Mas peraí,antes de terminar a postagem,quero esclarecer uma coisa.


E o tal de Super Mario FX?
Conforme o site Snes Central relata,o suposto game,Super Mario FX,nunca sequer existiu.
De acordo com uma entrevista com Miyamoto (essa da imagem acima),ele chegou a pensar a produzir um jogo 3D Mario,e essa ideia veio a mente dele quando o mesmo estava fazendo Star Fox.
Muitas pessoas devem achar que estou falando mentira,mas não,o jogo não existe mesmo,e nunca chegaram a planeja-lo pro Super Nintendo.
Aliás o Dylan Cuthberth,que trabalhou em Star Fox,disse que "Super Mario FX" era somente um codinome para o chip Super FX.
Essa foi uma decisão da Nintendo foi muito boa,já que um Mario 3D pro Snes corria o risco de falhar,e ocuparia muito tempo,sendo assim,Super Mario 64 poderia não sair como jogo de lançamento do N64.
Então chega de perder tempo com isso na internet galera : Super Mario FX não existe.

E aqui termina a postagem.Agradeço aos leitores e leitoras que leram,um abraço a todos,comentem aí,e até a próxima.

Outros games cancelados:
Resident Evil - Game Boy Color (JOGÁVEL)
ICO - PS1
Resident Evil "1.5" - PS1 (JOGÁVEL)
Perfect Dark Zero - Game Cube