Overrated Games - Tomb Raider

Olá galera.

Este quadro chamado "Overrated Games" (mudei o nome),não aparece aqui no blog por um bom tempo (e a culpa é toda minha),então,resolvi traze-lo de volta.




Por volta de 2010,a série Tomb Raider,protagonizada pela heroína Lara Croft,estava "mal das pernas",recebendo poucos jogos,e estes mesmos,geralmente eram ruins (exceto Tomb Raider Legend,e o remake do primeirão,chamado Tomb Raider Anniversary).Então a Square Enix,que agora tinha o estúdio Crystal Dynamics em suas mãos,resolver fazer um Reboot da série.

Bom,primeiramente:
O que é reboot?
Reboot significa refazer algo,ou recomeçar.

Mas será que Tomb Raider precisava de um reboot?
Ele deu certo?
Veremos abaixo.
Tomb Raider Reboot foi lançado para PS3,Xbox 360 e PC.Você pode encontrá-lo também na Steam.

Irei explicar resumidamente a história de Tomb Raider Reboot.
Lara Croft está em sua primeira expedição,à bordo do navio Endurance (com seus ajudantes),e está na busca por um reino perdido do Yamatai.Enquanto os seus companheiros apostam que o reino está situado em um lugar,Lara aposta em outro,que aparentemente,era bem improvável.Mas por fim,os ajudantes decidem ir para o lugar que Lara quis.E isso resultou em uma tragédia.No meio da viagem,iniciou-se uma tempestade brutal,quebrando o navio pela metade.Lara caiu no mar,e logo depois pisou em terra firme,encontrando uma ilha.

É basicamente isso,se eu contar mais será spoiler.

Agora...este Tomb Raider mudou drasticamente em todos os sentidos.

Pra começar,a proposta do jogo era apresentar uma Lara frágil e inexperiente.
Só que o jogo acaba falhando nisso.
(SPOILER ALERT!)
 
Logo no começo do jogo,ela mata uma pessoa (pela sua primeira vez),mas para se defender.Inclusive ela chora por ter realizado esta ação ; mesmo que tenha sido uma questão de necessidade.
Entretanto,logo depois,ela sai exterminando todos ao seu redor ; matando logo a proposta do jogo.E isso só o começo.Algumas cenas são até hilárias,de tão exageradas.Há quem fale que a Lara Croft de antigamente era muito "apelona".Mas era até normal comparado com essa daqui.Veja: ela tinha treinado acrobacias e tudo mais,e por isso conseguia realizar grandes saltos e movimentos extraordinários.
Já essa,é "inexperiente",mas consegue escapar de um helicóptero,que vai se despedaçando rapidamente (e nem uma peça minúscula sequer toca nela).Sim,ela sai praticamente ilesa numa situação dessas.
E isso acontece várias vezes neste reboot.E o pior de tudo,é que isto também acabou - de certo modo - prejudicando a jogabilidade.


O começo do jogo é enjoativo.Você mais assiste do que joga,sendo que nestes poucos momentos de jogatina,estará apenas fazendo QTEs desnecessários ou caminhando por lugares extremamente lineares,como se uma barreira estivesse te impedindo de explorar os cenários.Por falar em QTEs,eles aparecem frequentemente.

Numa parte em Tomb Raider,você será atacado por um lobo."Como me livrar dele?"
Simples,complete o QTE.Em outra,você terá que subir entre duas paredes de pedra.É só segurar "cima" no analógico e você estará logo lá em cima.
Ao decorrer do jogo,novos elementos da jogabilidade vão surgindo.Agora você pode explorar mais os cenários,explorar ambientes,e achar por itens,que servem pra criar algum novo objeto.Eles são minúsculos e estão espalhados por toda parte dos cenários.
A partir de um certo ponto,você também pode evoluir,e dar upgrade nas suas armas e habilitar novas habilidades.
O problema é que este sistema de upgrade não é muito funcional.Sabe aqueles itens que eu acabei de falar?
Então,é preciso coletar eles para evoluir e dar upgrade em qualquer coisa (já que matar ou fazer algo diferente disso não dá quase nada de experiência).
Mas o problema mesmo é que usaram essa coleta de itens em excesso,e vários deles servem só pra completar desafios bobos.E qualquer nova área encontrada,o jogo praticamente te obriga a fazer isso.
Alguns animais foram introduzidos no jogo,só que eles são quase nulos,e não fazem diferença nenhuma,pois só te dão mais pontos de experiência (ao invés de servirem como alimento para recuperar sua vida).
Há mais problemas relacionados a este mesmo sistema.A proposta do jogo era apresentar uma Lara frágil e inexperiente,não era?
Na jogabilidade,não vemos isso (e nem na história pra falar a verdade).
Lara já começa com pulos longos,já consegue se segurar em beiradas facilmente,e até atira bem.Assim como na história,isso não é gradativo.Ou seja,o sistema de XP (experiência) poderia até ser descartado.Poderiam muito bem terem colocado uma Lara com pulos curtos e sem precisão,e a medida que ela fosse evoluindo,seus pulos se tornariam melhores (sim,isso foi um exemplo).
Muitas pessoas reclamavam do combate dos antigos Tomb Raider,falando que "você só fica pulando e atirando".
Acredito que nesse jogo seja pior (atenção:não estou dizendo que eles eram ruins,só disse que nesse é pior),por simplesmente ser idêntico a todos os outros shooters.A mira da arma é ruim do início ao fim.Não adianta você ajustar sensibilidade,que pode até ficar pior ainda.Os cenários apresentam elementos de interação,mas somente perto do final do jogo é que eles começam a aparecer mais.A IA dos inimigos é ruim.Eles vão pra cima de você como se quisessem morrer.Também temos um sistema de combate corpo-a-corpo,que não é nada demais,e um sistema stealth,que nem é tão útil assim.
Saindo dos combates,e indo para um outro ponto fraco deste jogo: as cenas de ação genéricas.
Quem praticamente padronizou essas cenas,foi a série Call of Duty.Hoje vemos vários jogos que usam isso em excesso,e Tomb Raider Reboot não é uma exceção.
Veremos várias delas acontecendo por todo o jogo,e como em vários outros,elas são curtas,genéricas e exageradas.
Outro ponto fraco desse jogo,é que ele é repetitivo.Ele praticamente se resume a só ir em tal ponto do mapa,matar os inimigos,e coletar os itens.Isso é um defeito grave,ainda mais porque o jogo é linear,e não tem um mapa muito aberto,sendo assim,sua liberdade é mínima.
Mais pra frente em TR Reboot,por volta de 70%,o jogo começa a melhorar.Toda a ilha fica aberta para exploração,os cenários começam a ter mais interação,podemos descobrir tumbas secretas (que contém itens úteis),,e fazer puzzles legais (mas fáceis).
Eu diria que o jogo até lembra os antigos TRs.
Por falar em puzzles,eles tem outro "problema".Eles são legais mas tem uma habilidade chamada (por mim) de "Super Visão",que lhe mostra como fazer o puzzle (ou até te mostra exatamente aonde você deve ir).Pior que em alguns momentos,esta Super Visão é ativada automaticamente.
Nos antigos TRs,o único jeito de você obter uma ajuda,era consultando um detonado do jogo.
Tomb Raider Reboot também perdeu outras características importantíssimas de outros games da série.
Não temos a Croft Manor nesse jogo,que servia como um treinamento e também como um lugar totalmente explorável e cheio de segredos (ou podemos chamar de "extra de luxo").Nesse TR também,a Lara não pode nadar.
E ridiculamente,um personagem chamado "Ross" nos entrega as Dual Pistols (armas que são usadas pela Lara em todos os antecessores),mas não podemos usa-las,e simplesmente não há uma explicação para isto.E sim,isso foi um spoiler.Agora o sistema de vida é idêntico a maioria dos jogos atuais,recuperando-se automaticamente,e assim dizimando completamente os med kits.


Agora se prepare,respire fundo.Tomb Raider Reboot tem um Multiplayer.E ele,é,uma,droga!
As partidas são acessadas por meio de mapas,e é possível personalizar os personagens,as armas e colocar atributos especiais.Mas quando a partida começa a rolar,você percebe que o Multiplayer é uma bomba.
O gráfico aqui tem um tremendo downgrade,e o lag é frequente.Minha internet é ruim,mas pô,eu jogava Uncharted 2 e raramente ocorriam lags.
Os mapas são bem pequenos,e pra matar um inimigo,é preciso pregar o dedo,porque eles demoram um tempão pra morrer - deixando o jogo totalmente desbalanceado.E jogar contra caras com um level bem superior,é algo mais irritante ainda.É quase impossível de mata-los,pois eles terão equipamentos muito melhores,e obviamente já terão as "manhas" do mapa.Isso poderia ser facilmente resolvido com um filtro para buscar por partidas rankeadas.Ah,e é possível pegar itens aqui,para melhorar seus equipamentos.Mas é mais chato do que no singleplayer.
Lembram que eu já critiquei bastante o Multiplayer de Uncharted 3?
O de Tomb Raider Reboot,é tipo ele,só que piorado.Saiba que,é desequilibrado,descalibrado e frustrante.Portanto não vejo nenhuma razão pra jogar esse modo de jogo.
Graficamente,Tomb Raider é muito bom.Não é aquele jogo que puxa o console aos limites,mas é bonito de ser ver.Diria que cumpre muito bem o seu papel.Já trilha sonora não é marcante,nenhuma música realmente chama a atenção,porém o áudio é bem adequado.
A física de Tomb Raider é esquisita.Geralmente quando você mata um inimigo,eles ficam com as pernas para dentro,como se fossem cambotas.É normal isso acontecer (no jogo),e chega a ser até risível.Mais estranho ainda é a Lara pulando.Experimente pular com ela parada,e depois mexa no analógico/direcional.No meio do pulo,ela consegue mudar sua direção,arredando pra frente,pra trás e pros dois lados.
Tirando isso,ela é até boa,funciona bem em quase todo o jogo.

CONCLUSÃO:
Tomb Raider Reboot,é um jogo fraco,e um péssimo Tomb Raider - que me arrependi de ter comprado,e olha que eu sou fã da série.Era um jogo de aventura fantástico,que passou a ser um jogo de ação e shooter genérico.Acredito que seja por isso que o jogo tenha atingido um público maior,sendo que muitos elegem ele como o melhor Tomb Raider de todos os tempos,sem nem mesmo terem jogado um antecessor.

E respondendo a pergunta:
Será que um reboot era necessário?
Não.Explicarei o porque.
Se você observar bem,a série só teve 2 jogos decepcionantes:
Tomb Raider Angel of Darkness e Tomb Raider Underworld.
Então dá pra falar que é um número bem baixo,já que a maioria dos jogos são de alta qualidade ou que pelo menos são de qualidade razoável pra cima.Ou seja,não precisava de um reboot,até porque começar tudo de novo,é muito perigoso,e pode acabar piorando mais ainda a situação.

Anunciaram que esse jogo receberia uma continuação.O que eu espero dela?
Isso:
  • Tirem os QTEs
  • Adicionem uma justificativa para o sistema de level up e XP.Por exemplo:A Lara podia começar com pulos "errados",sendo assim será bem difícil pular com ela no começo.Mas se você for melhorando o atributo dela de pulo,os pulos serão mais fáceis.E isso vale pra todas outras habilidades como acrobacias e pontaria.
  • Puzzles inteligentes
  • Melhora na IA dos inimigos
  • Melhorem a mira das armas
  • Adicionem a Croft Manor
  • Adicionem as Dual Pistols
  • Porque não deixam a Lara nadar?
  • Tirem as sequências quase automáticas de ação,pois já tá ficando genérico
Adicionar elementos de sobrevivência como:
  • Tirar a recuperação de vida automática,e substituir por med kits,e qualquer alimento encontrado nos locais
  • A possibilidade de se misturar/combinar elementos.EX:Achei um bambu (sem besteira!),e uma corda.Cortei o bambu,virou uma vareta (LOL XD),peguei a corda e juntei,virou um arco.Podia ter como misturar até comida.
  • A Lara ficar com fome,e se você não comer algo,ela começa a ficar tonta (assim então dificultando os controles) e se ficar mais tempo sem comer morre,comendo bem a stamina e a vida dela aumenta um pouco,e se comer muito ela fica "pesada"
  • Poder improvisar na hora do combate,como pegar a flecha colocar no fogo e depois atirá-la com o arco
  • Melhorar a exploração nos locais,sem essa de ficar coletando inúmeros itens,ou seja,é só colocar vários elementos interativos
Extras:
  • Removam ou mudem completamente o Multiplayer
  • Coloquem vídeos,inclusive um mostrando todos da série (até os ruins)
  • Melhorem a trilha sonora
Chegamos ao fim da postagem galera.O que acharam?
Deixei de falar alguma coisa?
Então comentem.
Mais uma vez,lhes agradeço se tiverem lido a minha postagem,e até a próxima.